Todos os produtos são artesanais e feitos sob demanda — raramente você encontrará ítens com pronta entrega, exceto aqueles na seção “pequenos defeitos”. Os cadernos levam tempo para serem produzidos, variando conforme o produto e a demanda.
O prazo médio para envio é de 20 a 25 dias a partir da data de pagamento. Se ocorrer algum atraso ou imprevisto, você receberá um comunicado.
Existem alguns cenários que podem levar ao atraso dos envios.
Os cadernos Vostok são produzidos por uma única pessoa. Às vezes, um único imprevisto (perda de material, problemas familiares, e outros) pode atrasar todo o processo.
A artesã é uma pessoa que faz uso de medicamentos psiquiátricos que podem ter efeitos imprevisíveis na disposição física, mental e na rotina.
A artesã sofre de TDAH, bipolaridade e transtornos de personalidade, que também podem prejudicar na produtividade. Em outras palavras, haverá dias em que trabalhar será impossível devido a sintomas como períodos depressivos e de disfunção executiva.
A artesã agradece imensamente a compreensão e paciência dos clientes.
A ida aos Correios tem um custo (a agência fica longe da residência da artesã) e, por isso, as postagens são feitas em lotes. Às vezes, o valor pago aos correios é inferior ao preço cobrado pelo Vostok no frete. Isso ocorre em pequenos lotes, pois a soma do excedente será usada para a locomoção até a agência dos Correios, e de volta para casa. Por padrão, o excedente é em torno de R$ 3,00 para cada ítem do lote.
Por enquanto, os pagamentos são feitos apenas por pix. O pedido só entra na fila de produção após a confirmação do pagamento. O comprador deverá enviar o comprovante pelo formulário da compra.
Queremos que você receba algo bonito e bem feito. Por isso, tratamos cada pedido com o cuidado que ele merece. Mas, por se tratar de produtos feitos à mão — com papel, cola, estilete, agulha e linha —, nem tudo parecerá saído de uma fábrica de produção em série.
Se algo não for como esperado, aqui está como lidamos com trocas e devoluções:
Desistência por arrependimento
Se você quiser devolver o produto por arrependimento, tem até 7 dias corridos após o recebimento. Essa devolução é um direito garantido por lei (Art. 49, CDC), e nesse caso a loja arca com todos os custos de frete. Basta entrar em contato por e-mail. O produto deve estar nas mesmas condições que o cliente o recebeu.
Defeitos leves ou problemas de produção
Os cadernos podem apresentar pequenos erros, como marcas naturais do papel, granulações, texturas, variações discretas de corte ou perfuração, e até leves pigmentos da impressora (em capas e miolos pautados ou pontilhados). Esses detalhes não são considerados defeitos, mas também não queremos que você fique com algo que não gostou. Nesse caso, entre em contato e avaliaremos se uma troca justa pode ser feita: você arca com o frete da devolução, e nós cobrimos o envio do novo produto.
Erros cometidos pelo Vostok
Se houver algum erro inaceitável, como encadernação defeituosa, páginas rasgadas ou envio do produto errado, entre em contato explicando. Se for um erro do Vostok, o estúdio assume 100% dos custos: tanto da devolução quanto do reenvio.
Trocas por escolha errada do cliente (como cor, tipo ou modelo)
Nesse caso, avaliamos junto com você a possibilidade de troca. Se a troca for possível, os custos de frete podem ser cobrados do cliente nos dois sentidos (devolução e reenvio). Entre em contato explicando a situação e combinamos direitinho.